Mundo

Síria reconhece Estado palestino

O reconhecimento é sobre um Estado com as fronteiras de 4 de junho de 1967, vigente antes da guerra árabe-israelense de 1967

Palestinos mortadores de Deir Qadis, na Cisjordânia, protestam contra assentamento judeu em 29 de junho (Abbas Momani/AFP)

Palestinos mortadores de Deir Qadis, na Cisjordânia, protestam contra assentamento judeu em 29 de junho (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2011 às 12h58.

Damasco - A Síria reconhece um Estado palestino com as fronteiras de 4 de junho de 1967, vigente antes da guerra árabe-israelense de 1967, e com Jerusalém Oriental como capital, anunciou nesta segunda-feira o ministério sírio das Relações Exteriores.

"A Síria reconhece o Estado palestino nas linhas de 4 de junho de 1967 com Jerusalém Oriental como capital, e sobre a base da preservação dos direitos palestinos legítimos", indicou o ministério em um comunicado.

A Síria "considerará o gabinete da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) em Damasco como uma embaixada a partir da publicação deste comunicado", destacou o ministério.

Diante da falta de uma perspectiva de que sejam retomadas as negociações de paz, paradas há nove meses, os palestinos pretendem demandar na ONU a admissão de um Estado da Palestina, opção rejeitada por Israel e Washington, que anunciou sua intenção de utilizar seu veto.

O pedido de adesão dos palestinos à ONU será apresentado pela Liba Árabe, anunciou na quinta-feira em Doha o chefe da organização panárabe, Nabil al Arabi.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelOriente MédioPalestina

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta