Mundo

Síria promete vacinar todas as crianças contra a pólio

O anúncio do governo sírio vem à tona apenas alguns dias depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter confirmado um surto da doença no nordeste do país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2013 às 15h58.

O governo da Síria anunciou nesta segunda-feira que trabalhará em conjunto com organizações internacionais para assegurar que todas as crianças do país sejam vacinadas contra a poliomielite, inclusive aquelas que se encontram atualmente em áreas controladas por rebeldes que tentam depor o presidente Bashar Assad.

O anúncio do governo sírio vem à tona apenas alguns dias depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter confirmado um surto da doença no nordeste do país. Segundo a entidade, pelo menos dez casos já foram diagnosticados entre bebês e crianças pequenas. É a primeira vez em 14 anos que a Síria registra casos de poliomielite.

A OMS advertiu para o risco de o surto espalhar-se e calculou em meio milhão o número de crianças que não puderam ser imunizadas por causa da guerra civil no país, em andamento há mais de dois anos e meio.

"Nós pretendemos vacinar cada criança síria, independentemente da região onde ela estiver, seja um lugar em conflito ou uma região onde o Exército Árabe Sírio esteja presente", declarou o vice-chanceler Faisal Mekdad. "Nós prometemos dar às organizações humanitárias a oportunidade de chegar a todas as crianças sírias."

O vice-chanceler não detalhou quando começaria a campanha de imunização nem como a vacinação seria executada nas áreas controladas pelos rebeldes.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:SíriaSaúdeDoençasVacinasPoliomielite

Mais de Mundo

Movimentação de frota naval dos EUA perto do Caribe acende alerta na Venezuela

Israel exige libertação de todos os reféns, diante de acordo parcial aprovado pelo Hamas

EUA amplia tarifas para mais de 400 produtos de aço e alumínio; garfos, motos e trens estão na lista

Furacão Erin ganha força e ameaça Bahamas e Carolina do Norte com tempestades e chuvas