Mundo

Síria não é convidada a participar da cúpula de Paris sobre clima

Foram convidados a participar da cúpula, centenas de chefes de Estado e de governo, com exceção do presidente americano Donald Trump

Síria: "A cúpula do dia 12 de dezembro em Paris busca reunir os principais atores mundiais das finanças e do clima" (Rodi Said/Reuters)

Síria: "A cúpula do dia 12 de dezembro em Paris busca reunir os principais atores mundiais das finanças e do clima" (Rodi Said/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 16h48.

A Síria, que na terça-feira anunciou a sua intenção de participar da cúpula de Paris sobre o clima, não está convidada ao encontro que irá acontecer em dezembro na capital da França, declarou nesta quarta-feira (8) a chancelaria francesa.

"O Acordo de Paris tem como objetivo limitar o aquecimento global abaixo de 2°C, em comparação com os níveis pré-industriais, reforçar as capacidades de adaptação às mudanças climáticas e direcionar os fluxos financeiros para atividades econômicas com baixos níveis de emissões de gases (que potencializam o efeito) estufa", ressaltou o ministério francês das Relações Exteriores, por meio de um comunicado à imprensa.

"A cúpula do dia 12 de dezembro em Paris busca reunir os principais atores mundiais das finanças e do clima. A Síria não está convidada (a participar)", categorizou a diplomacia francesa.

Foram convidados a participar da cúpula, organizada pela França por ocasião do segundo aniversário do Acordo do Clima de Paris, centenas de chefes de Estado e de governo, com exceção do presidente americano Donald Trump.

O encontro foi anunciado em julho pelo presidente francês, Emmanuel Macron, após a decisão tomada em junho pelos Estados Unidos de sair do acordo.

"Até o momento, o presidente Donald Trump não foi convidado", acrescentou a presidência francesa.

O encontro acontecerá logo após a 23ª Conferência da ONU sobre o Clima, a COP23, que ocorrerá entre os dias 6 a 17 de novembro em Bonn, na Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:SíriaParis (França)Mudanças climáticasacordo-de-paris

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk