Mundo

Síria e Rússia vs. EUA

A Síria afirmou nesta sexta-feira que o ataque de mísseis dos Estados Unidos contra uma base aérea em Homs foi “imprudente” e irresponsável” e que o governo americano foi “inocentemente convencido por uma campanha falsa de propaganda”. A declaração da Presidência emitida em um comunicado faz referência a acusações de que o governo sírio seria […]

NIKKI HALEY, EMBAIXADORA DOS EUA NA ONU: “estamos preparados para fazer mais” / Stephanie Keith/ Reuters

NIKKI HALEY, EMBAIXADORA DOS EUA NA ONU: “estamos preparados para fazer mais” / Stephanie Keith/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2017 às 18h50.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h40.

A Síria afirmou nesta sexta-feira que o ataque de mísseis dos Estados Unidos contra uma base aérea em Homs foi “imprudente” e irresponsável” e que o governo americano foi “inocentemente convencido por uma campanha falsa de propaganda”. A declaração da Presidência emitida em um comunicado faz referência a acusações de que o governo sírio seria responsável pelo ataque de armas químicas desta semana, mais um capítulo sangrento na guerra na Síria, que entrou em seu sétimo ano.

Segundo a agência de notícias oficial do governo sírio Sana, pelo menos nove civis, entre eles quatro crianças, morreram no ataque. As vítimas civis estavam nos povoados de Al Hamrat, Al Shayrat e Al Manzul, situados nos arredores da base área de Shayrat.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, por sua vez, defendeu a ação militar e disse que os Estados Unidos estão preparados para novas ações militares na Síria. “Os Estados Unidos deram ontem à noite um passo muito calculado. Estamos preparados para fazer mais, mas esperamos que não seja necessário”, disse a embaixadora em discurso no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Segundo Haley, “a mancha moral do regime de Bashar Assad já não podia continuar sem resposta” e seus “crimes contra a humanidade não podiam se encontrar com palavras vazias”. “Era o momento de dizer basta. Mas não só dizê-lo. Era hora de agir”, reiterou a embaixadora americana.

Enquanto os dois países se acusam, a Rússia, aliada do regime sírio, suspendeu a coordenação militar com os Estados Unidos na Síria e acusou Washington de ter planejado o ataque com antecedência. “As ações tomadas pelos Estados Unidos destroem ainda mais as relações russo-americanas”, afirmou a porta-voz russa, Maria Zakharova. Os desdobramentos devem continuar pelo fim de semana.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mundo

Maduro anuncia exercícios de defesa na Venezuela em meio a tensão com EUA

Milei apresenta reforma do Código Penal com 'Tolerância Zero' na Argentina

Hugo Motta busca informações sobre deputada em missão humanitária na Faixa de Gaza

Aeroporto de Munique, na Alemanha, suspende voos após avistamento de drones