Mundo

Sindicatos portuários suecos iniciam bloqueio contra Israel

Copenhague - O sindicato de trabalhadores portuários suecos iniciou hoje um bloqueio ao transporte marítimo de mercadorias procedente de Israel, que ficará vigente por uma semana. Anunciada dias atrás, a medida pretende pressionar Israel a levantar o bloqueio à Faixa de Gaza e iniciar uma investigação internacional sobre o ataque em que os soldados israelenses […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2010 às 08h46.

Copenhague - O sindicato de trabalhadores portuários suecos iniciou hoje um bloqueio ao transporte marítimo de mercadorias procedente de Israel, que ficará vigente por uma semana.

Anunciada dias atrás, a medida pretende pressionar Israel a levantar o bloqueio à Faixa de Gaza e iniciar uma investigação internacional sobre o ataque em que os soldados israelenses mataram nove ativistas turcos que estavam em um comboio humanitário.

Israel exporta principalmente frutas, hortaliças, flores, cosméticos e produtos domésticos à Suécia, enquanto as principais importações israelenses deste país escandinavo procedem da indústria automobilística e incluem também remédios e materiais hospitalares.

Estes dois últimos produtos ficam isentos do bloqueio, que afetará todos os portos suecos e durará até a meia-noite de 29 de junho.

Os trabalhadores portuários noruegueses tinham anunciado também uma iniciativa similar contra Israel, mas suspenderam na última hora com o anúncio do Governo israelense de suavizaria o bloqueio a Gaza.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaConflito árabe-israelenseSindicatos

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo