Mundo

Sindicatos portuários suecos iniciam bloqueio contra Israel

Copenhague - O sindicato de trabalhadores portuários suecos iniciou hoje um bloqueio ao transporte marítimo de mercadorias procedente de Israel, que ficará vigente por uma semana. Anunciada dias atrás, a medida pretende pressionar Israel a levantar o bloqueio à Faixa de Gaza e iniciar uma investigação internacional sobre o ataque em que os soldados israelenses […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2010 às 08h46.

Copenhague - O sindicato de trabalhadores portuários suecos iniciou hoje um bloqueio ao transporte marítimo de mercadorias procedente de Israel, que ficará vigente por uma semana.

Anunciada dias atrás, a medida pretende pressionar Israel a levantar o bloqueio à Faixa de Gaza e iniciar uma investigação internacional sobre o ataque em que os soldados israelenses mataram nove ativistas turcos que estavam em um comboio humanitário.

Israel exporta principalmente frutas, hortaliças, flores, cosméticos e produtos domésticos à Suécia, enquanto as principais importações israelenses deste país escandinavo procedem da indústria automobilística e incluem também remédios e materiais hospitalares.

Estes dois últimos produtos ficam isentos do bloqueio, que afetará todos os portos suecos e durará até a meia-noite de 29 de junho.

Os trabalhadores portuários noruegueses tinham anunciado também uma iniciativa similar contra Israel, mas suspenderam na última hora com o anúncio do Governo israelense de suavizaria o bloqueio a Gaza.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseEuropaSindicatosUnião Europeia

Mais de Mundo

Líder do Hezbollah afirma que Israel ultrapassou todos os limites e linhas vermelhas

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela