Mundo

Silvio Berlusconi passará por cirurgia cardíaca

"Chegou ao hospital em um estado de saúde grave, esteve prestes a morrer, ele sabia", informou o médico Alberto Zangrillo


	Silvio Berlusconi: médico disse que a operação é "o único caminho" para resolver esta disfunção cardíaca "grave"
 (Filippo Monteforte/AFP)

Silvio Berlusconi: médico disse que a operação é "o único caminho" para resolver esta disfunção cardíaca "grave" (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2016 às 16h34.

O ex-primeiro-ministro italiano e multimilionário Silvio Berlusconi, de 79 anos, será operado do coração na próxima semana para substituir uma válvula aórtica, depois de ter sofrido um ataque que poderia tê-lo matado, informou seu médico nesta quinta-feira.

"Chegou ao hospital em um estado de saúde grave, esteve prestes a morrer, ele sabia", informou o médico Alberto Zangrillo, em uma coletiva de imprensa.

O fato de não ter tratado este desconforto antes o colocou em perigo de morte, de acordo com Dr. Zangrillo, que disse que a operação é "o único caminho" para resolver esta disfunção cardíaca "grave".

"A válvula deve ser substituída por meio de uma cirurgia convencional, que envolve a circulação (sangue) fora do corpo, uma vista direta do coração pelo cirurgião e a substituição da válvula por uma versão biológica", explicou.

A operação, que será conduzido por Ottavio Alfieri, chefe do departamento de cardiologia do Hospital San Raffaele, vai durar cerca de quatro horas.

O Dr. Zangrillo avaliou em "cerca de 2% a 3%" o risco da operação. Se um paciente com este problema não é operado, o risco de morte aumenta para 10% no ano, indicou.

Berlusconi deverá passar um ou dois dias no setor de cuidados intensivos antes de ir para o quarto.

"Eu espero vê-lo de volta e saudável em um mês", assegurou o médico.

Berlusconi passou mal no domingo à noite após o primeiro turno das eleições municipais parciais na Itália.

Já vítima, há dez anos, de um problema cardíaco, Silvio Berlusconi recebeu um estimulador elétrico nos Estados Unidos. O aparelho foi substituíto em dezembro em um hospital de Milão.

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSaúdeSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'