Mundo

Siemens lança equipamento que recarrega carros elétricos em 1 hora

Segundo a empresa alemã, o dispositivo é adequado para o uso público, em parques ou estacionamentos comerciais

O CP500A Siemens Energy é capaz de abastecer dois automóveis ao mesmo tempo em apenas uma hora (Divulgação)

O CP500A Siemens Energy é capaz de abastecer dois automóveis ao mesmo tempo em apenas uma hora (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 17h56.

São Paulo - A Siemens elaborou um equipamento que promete facilitar a recarga de carros elétricos. O CP500A Siemens Energy é capaz de abastecer dois automóveis ao mesmo tempo em apenas uma hora, enquanto o tempo médio de recarga para carros elétricos normalmente é de seis horas.

Segundo a empresa alemã, o dispositivo é adequado para o uso público, em parques ou estacionamentos comerciais. Além disso, a praticidade de poder abastecer mais de um carro ao mesmo tempo, coloca-o como uma alternativa às companhias de locação de carros elétricos.

O sistema de recarga utiliza corrente de 32 amperes, equivalente a 22 kilowatts, e é ideal para a recarga de veículos com motores trifásicos. Além de ser uma novidade tecnológica que pode contribuir para a popularização dos carros elétricos, o CP500A também é equipado com sistemas que facilitam o controle sobre a quantidade de energia gasta, através de medidores de faturamento.

A Siemens também oferece uma coluna de carga com um recurso de emergência, que permite que ela seja “desplugada” com segurança, caso ocorra uma falha de energia. Assim o usuário pode interromper o uso do equipamento e tornar a recarregar as baterias posteriormente. A empresa também protegeu o posto de recarga contra vandalismo e instalou uma interface que permite o acompanhamento através de um centro de controle ou da rede smart-grid. Ainda assim, a central também pode ser aplicada ao uso doméstico.

A CP500A possui duas opções de funcionamento para os momentos em que mais de dois veículos são conectados ao mesmo tempo. A primeira consiste em carregar totalmente os dois primeiros carros conectados e a segunda opção é dividir igualmente o carregamento entre todos os automóveis plugados.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosEmpresasEmpresas alemãsempresas-de-tecnologiaSiemensTecnologias limpasVeículos

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'