Mundo

Shimon Peres define Obama como "amigo histórico de Israel"

O presidente israelense afirmou que o "sonho americano nasce da Bíblia e o espírito israelense está inspirado na excepcionalidade americana"


	Obama abraça o presidente israelense Shimon Peres: "estamos separados por um oceano e unidos pelo compromisso com a liberdade e a justiça", disse Peres
 (Nir Elias/Reuters)

Obama abraça o presidente israelense Shimon Peres: "estamos separados por um oceano e unidos pelo compromisso com a liberdade e a justiça", disse Peres (Nir Elias/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2013 às 10h01.

Tel Aviv - O presidente israelense, Shimon Peres, definiu nesta quarta-feira seu colega dos Estados Unidos, Barack Obama, como um "amigo histórico de Israel e do povo judeu".

"Damos-lhe as boas-vindas como um grande presidente dos Estados Unidos da América, como um líder mundial excepcional, como um amigo histórico de Israel e do povo judeu", disse na recepção a Obama no aeroporto Ben Gurion, na qual também tomou a palavra o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

"Obrigado, senhor presidente. Obrigado, América. Obrigado pelo que você é, obrigado pelo que você faz", acrescentou no aeroporto próximo a Tel Aviv.

Peres afirmou que o "sonho americano nasce da Bíblia e o espírito israelense está inspirado na excepcionalidade americana".

"Estamos separados por um oceano e unidos pelo compromisso com a liberdade e a justiça. Pela luta constante pela paz. Enfrentamos os mesmos perigos. Compartilhamos as mesmas esperanças", declarou.


O dirigente israelense destacou que um mundo sem a amizade de Washington "convidaria à agressão contra Israel" e que este apoio é "inquebrantável em tempos de paz e em tempos de guerra".

Peres também falou da paz no Oriente Médio: "Queremos um fim para o conflito com os palestinos. Ver os palestinos desfrutarem de liberdade e prosperidade em seu próprio Estado. Estendemos nossa mão em paz a todos os países do Oriente Médio".

"O povo de Israel quer que se sinta como em casa. Bem-vindo a casa, senhor presidente", concluiu.

Na cerimônia de boas vindas, que marca o início da primeira visita de Obama ao país desde que ocupa o cargo, o presidente americano assinalou que "a paz deve chegar à Terra Santa" e destacou que a aliança os dois países é "eterna".

Netanyahu, por sua vez, agradeceu a Obama por seu apoio "inequívoco" ao direito de Israel "se defender perante qualquer ameaça". 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)IsraelPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA