Mundo

Seul teme testes nucleares simultâneos da Coreia do Norte

Pyongyang anunciou a intenção de executar um teste nuclear "de alto nível" em represália às sanções internacionais


	Lee myung-Bak: "se o Norte produzir armas miniaturizadas capazes de ser utilizadas como cabeças de ogiva em mísseis, será uma verdadeira ameaça", disse
 (Jewel Samad/AFP)

Lee myung-Bak: "se o Norte produzir armas miniaturizadas capazes de ser utilizadas como cabeças de ogiva em mísseis, será uma verdadeira ameaça", disse (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 às 12h45.

Seul - A Coreia do Norte poderia executar vários testes nucleares simultâneos destinados a otimizar rendimento antes de uma provável intensificação das sanções internacionais, afirmou o presidente sul-coreano Lee Myung-Bak.

"É muito possível que a Coreia do Norte realize testes nucleares múltiplos, em dois ou mais lugares, simultaneamente", declarou Lee ao jornal Chosun Ilbo.

Pyongyang anunciou a intenção de executar um teste nuclear "de alto nível", o terceiro após os realizados em 2006 e 2009, em represália pela decisão de janeiro do Conselho de Segurança da ONU de ampliar as sanções contra o regime após o lançamento de um foguete norte-coreano em dezembro.

Washington e seus aliados, em particular Japão e Coreia do Sul, consideram que o eventual teste permitirá obter novas informações sobre o programa espacial norte-coreano e, em particular, sua capacidade para miniaturizar a bomba e instalar a mesma em mísseis.

"Se o Norte produzir armas miniaturizadas capazes de ser utilizadas como cabeças de ogiva em mísseis, será uma verdadeira ameaça", destacou o presidente Lee, que deixará o poder em poucas semanas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEnergiaEnergia nuclearInfraestrutura

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado