Mundo

Seul diz querer mais conversas com Coreia do Norte neste mês

Trump e Moon Jae-in expressaram "otimismo cauteloso" com os esforços para resolver a crise decorrente das armas nucleares da Coreia do Norte

Coreia do Sul: presidente Moon Jae-in pode se reunir com seu colega norte-americano, Donald Trump, antes do encontro planejado deste com o líder norte-coreano (John Sibley/Reuters)

Coreia do Sul: presidente Moon Jae-in pode se reunir com seu colega norte-americano, Donald Trump, antes do encontro planejado deste com o líder norte-coreano (John Sibley/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de março de 2018 às 19h58.

Seul/Washington - A Coreia do Sul disse nesta sexta-feira que está buscando mais conversas de alto nível com a Coreia do Norte neste mês para se preparar para uma cúpula e que seu presidente, Moon Jae-in, pode se reunir com seu colega norte-americano, Donald Trump, antes do encontro planejado deste com o líder norte-coreano.

Em meio a uma grande movimentação diplomática da Ásia à Europa e a Washington, Trump reafirmou seu plano de se encontrar com Kim Jong Un até o final de maio durante uma conversa telefônica com Moon nesta sexta-feira, e ambos expressaram um "otimismo cauteloso" com os esforços para resolver a crise decorrente das armas nucleares da Coreia do Norte.

Um comunicado da Casa Branca informou que Trump e Moon debateram preparativos para suas reuniões futuras com Pyongyang e concordaram que "ações concretas", não palavras, são a chave para a desnuclearização da península coreana.

Eles "enfatizaram que um futuro mais brilhante está disponível para a Coreia do Norte se ela escolher o caminho correto", segundo o comunicado.

Mais cedo o chefe de gabinete de Moon, Im Jong-seok, disse que as conversas planejadas entre as duas Coreias para o final de março cobrirão tópicos cruciais da pauta e outros detalhes da cúpula pendente entre Moon e Kim.

Se a Coreia do Norte concordar com as conversas, elas ofereceriam uma oportunidade para Pyongyang romper o silêncio sobre o que Seul diz ser um desejo de Kim de se reunir com Trump e Moon e sua disposição para congelar os programas nuclear e de mísseis de seu país.

"Decidimos limitar os tópicos da pauta à desnuclearização da península coreana, à obtenção de uma paz permanente para aliviar a tensão militar e a formas novas e ousadas de levar as relações intercoreanas adiante", afirmou Im, que lidera a equipe sul-coreana de preparação para a cúpula, aos repórteres.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia