Mundo

Sete astronautas europeus estão prontos para ir à Lua; veja quem são eles

Dos sete, apenas um poderá pisar na superfície lunar caso a missão seja bem-sucedida

Os astronautas da ESA, Alexander Gerst, Thomas Pesquet e Matthias Maurer durante uma vídeoconferência com Samantha Cristoforetti na Estação Espacial Internacional (ISS), durante uma coletiva de imprensa em Paris (AFP/AFP Photo)

Os astronautas da ESA, Alexander Gerst, Thomas Pesquet e Matthias Maurer durante uma vídeoconferência com Samantha Cristoforetti na Estação Espacial Internacional (ISS), durante uma coletiva de imprensa em Paris (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 21 de setembro de 2022 às 15h58.

Última atualização em 21 de setembro de 2022 às 16h44.

A Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou nesta quarta-feira (21), em Paris, sua equipe de sete astronautas prontos para explorar a Lua como parte do programa americano Artemis. No entanto, apenas um poderá pisar na superfície lunar caso a missão seja bem-sucedida.

O francês Thomas Pesquet, os alemães Alexander Gerst e Matthias Maurer, os italianos Luca Parmitano e Samantha Cristoforetti, o dinamarquês Andreas Mogensen e o britânico Tim Peake completaram pelo menos uma missão em órbita, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) a 400 quilômetros da Terra.

Eles representam "o equivalente a 4,5 anos em órbita e 98 horas de viagens espaciais", explicou Philippe Willekens, chefe da ESA, em uma entrevista coletiva no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), em Paris.

Entre eles, só três serão selecionados para a Lunar Getaway, a futura estação orbital lunar, e só um para pisar na Lua no final da década.

Entretanto, a ESA ainda não tomou uma decisão.

"Todos somos candidatos e o importante é ir em equipe. Olhe, todos nós vestimos a mesma camisa", comentou Thomas Pesquet, que junto com seus companheiros Alexander Gerst, Matthias Maurer e Luca Parmitano vestiam uma camisa polo azul marinho com os logotipos da ESA e da Artemis.

Samantha Cristoforetti, em missão na ISS, e Andreas Mogensen, pronto para o lançamento na estação, falaram à distância.

A ESA, que tem 22 Estados-membros, participa do Artemis, programa americano de regresso à Lua. Em particular, atua com seu módulo de serviço ESM, que será colocado sob a cápsula Orion.

LEIA TAMBÉM:

O que é o programa Artemis, missão da Nasa da qual o Brasil faz parte

Artemis 1: saiba como assistir ao lançamento da missão da Nasa

Acompanhe tudo sobre:LuaNasa

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto