Mundo

Sérvia se oferece como sede neutra e independente para uma reunião entre Trump e Putin

O presidente sérvio enfatizou que a popularidade de ambos os líderes na Sérvia é um fator adicional que torna o país o anfitrião mais adequado para uma cúpula

 Sérvia propõe cúpula entre Trump e Putin, destacando neutralidade e apoio popular aos dois líderes (Yuri KADOBNOV/AFP)

Sérvia propõe cúpula entre Trump e Putin, destacando neutralidade e apoio popular aos dois líderes (Yuri KADOBNOV/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 12 de janeiro de 2025 às 19h06.

Tudo sobreSérvia
Saiba mais

A Sérvia se colocou à disposição neste domingo (12) para sediar um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, destacando sua posição como um país independente e não alinhado a blocos militares.

"A Sérvia é o lugar no globo terrestre que convém a ambos", declarou o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, em entrevista à emissora de televisão Pink.

Neutralidade e segurança

Vucic argumentou que a Sérvia é o local ideal para o encontro, uma vez que, além de estar formalmente fora de alianças militares como a OTAN e o Pacto de Varsóvia, o país é "essencialmente independente" e poderia garantir "plena segurança" aos dois líderes.

O presidente sérvio enfatizou que a popularidade de ambos os líderes na Sérvia é um fator adicional que torna o país o anfitrião mais adequado para uma cúpula.

"Não há nenhum país que possa se comparar à Sérvia em termos de nível de apoio ao presidente Trump", afirmou Vucic. Ele acrescentou que, ao mesmo tempo, a Sérvia é "um país onde o presidente Putin continua sendo muito, muito popular".

Relações entre Sérvia, União Europeia e Rússia

Embora seja um país candidato à União Europeia, a Sérvia mantém estreitas relações com a Rússia, refletindo uma posição estratégica que busca equilibrar seus vínculos com o Ocidente e Moscou.

A proposta de Vucic é vista como um esforço para destacar o papel da Sérvia como um mediador global e um país que preserva sua neutralidade em um cenário de crescentes tensões entre as principais potências mundiais.

Acompanhe tudo sobre:SérviaVladimir PutinRússiaDonald Trump

Mais de Mundo

UE reagirá 'com firmeza e rapidez' se EUA impuser tarifas sobre importações do bloco

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos