Refugiados chegam a Croácia pela Sérvia (Reuters / Antonio Bronic)
Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2015 às 19h07.
Belgrado - A Sérvia desbloqueou nesta sexta-feira a fronteira para a entrada de mercadorias croatas, horas depois de a Croácia abrir para veículos sérvios duas passagens fronteiriças fechadas por disputas sobre a chegada em massa de refugiados à região.
Em entrevista à emissora pública croata "HRT", o primeiro ministro sérvio, Aleksandar Vucic disse que a "contrapartida sérvia" ocorreu por causa da "agressão econômica" da Croácia contra seu país com o bloqueio da passagem de caminhões de carga da Sérvia. "Sem a medida croata, não teria havido o bloqueio sérvio", disse.
A Croácia bloqueou na segunda-feira a passagem caminhões de carga da Sérvia e garantiu que suspenderia essa restrição quando Belgrado deixasse de enviar para a fronteira croata todos os refugiados que entram em território sérvio.
Belgrado considerou a medida ilegal e contrária aos acordos europeus, e ordenou na quinta-feira o veto à passagem das mercadorias croatas.
O governo em Zagreb respondeu impedindo a passagem a seu território de veículos da Sérvia e até mesmo de seus cidadãos, embora essa última medida apenas durante algumas horas.
O novo aumento de tensões entre os dois países se deve à chegada em massa de refugiados do Oriente Médio e da Ásia que passam pelos dois países no caminho rumo às nações mais ricas da Europa.
Zagreb acusa Belgrado de organizar o transporte em massa de refugiados para a fronteira e pediu que os retenha temporariamente em seu território e encaminhe alguns para a Hungria, embora Belgrado negue seu envolvimento na movimentação dos imigrantes.
O fluxo migratório foi desviado para a Croácia após a Hungria fechar na semana passada a fronteira com a Sérvia para impedir a entrada de refugiados.