Mundo

Sérios e calados, republicanos lamentam a derrota de Romney

Romney adotou um tom conciliador ao admitir a derrota. Agradecendo seus apoiadores, ele disse que tinha ligado para Obama e desejado o melhor para o democrata


	"Eu desejava ter sido capaz de satisfazer suas esperanças de liderar o país em uma direção diferente, mas a nação escolheu outro líder", disse
 (Jim Young/Reuters)

"Eu desejava ter sido capaz de satisfazer suas esperanças de liderar o país em uma direção diferente, mas a nação escolheu outro líder", disse (Jim Young/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 07h56.

Boston - Uma multidão republicana com expressão séria assistiu com tristeza na terça-feira ao fracasso do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney em sua tentativa de destituir o presidente Barack Obama.

Romney adotou um tom conciliador ao admitir a derrota. Agradecendo seus apoiadores, ele disse que tinha ligado para Obama e desejado o melhor para o democrata.

"Eu desejava ter sido capaz de satisfazer suas esperanças de liderar o país em uma direção diferente, mas a nação escolheu outro líder", disse Romney. "E assim, Ann e eu iremos juntar-nos a vocês para orar sinceramente por ele e por esta grande nação." A eleição bastante acirrada não terminou sem alguma confusão de última hora. As redes de televisão declararam Obama vencedor no Estado-chave de Ohio, mas por apenas uma margem pequena.

A vitória projetada levantou dúvidas sobre se a campanha de Romney iria contestar o resultado.

Romney esperou quase duas horas depois de as redes anunciarem a eleição de Obama antes de fazer seu discurso de reconhecimento da derrota num centro de convenções em Boston. Funcionários disseram a repórteres que aguardavam no local que houve um atraso indeterminado.

Mas, conforme mais Estados indecisos, incluindo Virgínia, Nevada e Colorado, foram sendo vencidos pelo democrata, assessores disseram que Romney reconheceria a derrota em breve.

Ele apareceu no palco por volta da 1h da manhã e o salão ficou em silêncio. Um pequeno grupo de homens apresentava uma versão desafinada de "God Bless America" ​​até Romney ser introduzido.

Em seu discurso, Romney pediu às autoridades eleitas que superem as diferenças partidárias e trabalhem juntas.

"Eu acredito na América. Eu acredito no povo da América", disse ele, fazendo uma pausa em um breve momento de emoção.

O evento tornou-se cada vez mais silencioso à medida que a noite avançava.

"Foi uma disputa acirrada, muito decepcionante, obviamente, para aqueles que apoiaram o governador Romney", disse Bob Grady, um investidor de risco de Jackson, Wyoming, que foi conselheiro de Romney e trabalhou para o presidente George H.W. Bush.

Grady disse que os republicanos precisam repensar sua estratégia eleitoral e atingir os grupos de imigrantes. Mas ele disse que Obama enfrenta um duro desafio em levar o país unido para enfrentar a dívida e o déficit.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasMitt RomneyPartido Republicano (EUA)Políticos

Mais de Mundo

Funcionários federais dos EUA entram com processo contra Trump por novo Departamento de Eficiência

'O canal é e continuará sendo do Panamá', responde presidente do país após fala de Trump

Quem fará parte do governo Trump? Lista inclui bilionários e militares

Com volta de Trump, 58% dos CEOs globais creem em aceleração no crescimento econômico