Mundo

Série de atentados no Iraque deixa 62 mortos e 217 feridos

A estas explosões se soma um ataque armado durante a madrugada que causou a morte de 11 pessoas, entre elas dois oficiais do exército

A reabertura de uma embaixada no Iraque ocorre no momento em que o país vive sob clima de tensão (Marwan Ibrahim/AFP)

A reabertura de uma embaixada no Iraque ocorre no momento em que o país vive sob clima de tensão (Marwan Ibrahim/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2012 às 09h52.

Bagdá - Pelo menos 62 pessoas morreram e outras 217 ficaram feridas em uma série de atentados e ataques armados nas últimas horas no Iraque, informou neste domingo à Agência Efe uma fonte da polícia local.

O pior episódio aconteceu na cidade de Al Emara, a 370 quilômetros ao sul de Bagdá, onde ao menos 15 pessoas morreram e 50 ficaram feridas devido à explosão de dois carros-bomba, disse a fonte. Um dos veículos explodiu perto de uma mesquita xiita na região de Ali al Sharqi, a 40 quilômetros ao norte de Al Emara, e, quando uma patrulha da polícia chegou ao local, o outro veículo foi detonado.

Outra cidade alvo dos terroristas foi Kirkuk, a 250 quilômetros ao norte da capital, onde houve quatro atentados. Os mais graves foram a explosão de carrod-bombas perto de um centro de recrutamento da polícia (oito mortos e 30 feridos) e de uma universidade (sete mortos e 50 feridos).

A estas explosões se soma um ataque armado durante a madrugada que causou a morte de 11 pessoas, entre elas dois oficiais do exército, em um posto de controle militar na região de Balad, ao norte de Bagdá. A fonte explicou que os criminosos usaram armas com silenciadores e detonaram bombas à distância quando chegaram reforços militares.

Além disso, 15 carros-bomba e artefatos explodiram em províncias como Diyala, Ninawa, Salah ad-Din, Basra, Zi Qar e Bagdá, com saldo de 17 mortos e 73 feridos.

Um desses ataques aconteceu perto do consulado francês em Al Nassiriya, capital de Zi Qar, onde pelo menos quatro civis faleceram e outros seis ficaram feridos pela explosão consecutiva de dois artefatos no centro da cidade. EFE

Acompanhe tudo sobre:GuerrasIraqueMortes

Mais de Mundo

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas