Mundo

Série de atentados mata 71 em Bagdá e arredores

Ao menos 201 pessoas ficaram feridas em uma série de atentados a bomba e outros ataques em Bagdá nesta quarta-feira

Carro-bomba em Bagdá: ataque matou sete pessoas e feriu outras 23 em Jisr Diyala, no sudeste de Bagdá, informaram a polícia e médicos (Saad Shalash/Reuters)

Carro-bomba em Bagdá: ataque matou sete pessoas e feriu outras 23 em Jisr Diyala, no sudeste de Bagdá, informaram a polícia e médicos (Saad Shalash/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 10h05.

Bagdá - Ao menos 71 pessoas morreram e 201 ficaram feridas em uma série de atentados a bomba e outros ataques em Bagdá nesta quarta-feira, disseram a polícia e fontes médicas, numa ampliação da pior onda de violência no Iraque nos últimos cinco anos.

Em um dos piores incidentes, um carro-bomba matou sete pessoas e feriu outras 23 em Jisr Diyala, no sudeste de Bagdá, informaram a polícia e médicos.

Um dono de restaurante em Sadr City, um distrito de maioria xiita de Bagdá, descreveu como um militante detonou um carro-bomba.

"Um homem estacionou seu carro em frente ao restaurante. Ele tomou café da manhã e bebeu seu chá. (Então) ouvi uma enorme explosão, quando estava dentro da cozinha", disse o proprietário, que pediu anonimato, à Reuters.

"Quando saí, vi o carro completamente danificado e ele tinha desaparecido. Muitas pessoas ficaram feridas", acrescentou.

Insurgentes muçulmanos sunitas e o Estado Islâmico do Iraque, filiado à Al Qaeda, aumentaram significativamente seus ataques este ano. Mais de 1 mil iraquianos foram mortos em julho, a maior taxa mensal de mortes desde 2008, de acordo com a ONU.

Mais de dois anos de guerra civil na vizinha Síria agravaram as profundas divisões sectárias e abalaram a frágil coalizão do Iraque entre facções de xiitas, curdos e sunitas.

Acompanhe tudo sobre:IraqueMuçulmanosOriente Médio

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico