Mundo

Será golpe? Trump diz que pode não aceitar resultado das eleições

Presidente americano afirmou que “terá de ver” se aceita o resultado da votação, marcada para novembro. Joe Biden, seu oponente, abriu 15 pontos de vantagem

Trump sofre resitência atém mesmo dentro do Partido Republicano. Modo como o presidente lidou com a crise do coronavírus se mostra importante na disputa com Biden (Drew Angerer/Getty Images)

Trump sofre resitência atém mesmo dentro do Partido Republicano. Modo como o presidente lidou com a crise do coronavírus se mostra importante na disputa com Biden (Drew Angerer/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2020 às 15h13.

Em entrevista ao programa Fox News Sunday, na TV americana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não confirmou se aceitará o resultado das eleições presidenciais, marcadas para novembro. Trump disse que “terá de ver” se a votação será legítima. Sem evidências, ele alega que o sistema de votação pelo correio pode ser fraudulento. 

Durante o programa, o apresentador Chris Wallace apresentou ao presidente dados de uma pesquisa realizada pelo canal, que mostram o democrata Joe Biden à frente do republicano com oito pontos de vantagem. Trump qualificou a pesquisa de “fake”. “Eu não vou perder porque essas pesquisas são falsas”. afirmou o presidente. 

Wallace também perguntou a Trump se ele é um bom perdedor. Como resposta, ele falou que “depende” e repetiu as alegações sobre os votos pelo correio. Por conta da pandemia, alguns estados estão intensificando a votação à distância e o presidente vem criticando o sistema desde o início da campanha. “Acredito que o voto pelo correio vai comprometer a eleição”, afirmou Trump. 

Biden abre vantagem

Outra pesquisa, realizada pela rede de TV ABC, mostra Biden à frente por 15 pontos. Entre os eleitores que, provavelmente, irão votar (o voto não é obrigatório nos EUA), a vantagem do democrata é de 10 pontos. 

A maneira como o atual presidente vem lidando com a crise do coronavírus se mostra especialmente importante nesta eleição. 

O presidente sofre resistência até mesmo dentro do Partido Republicano. Segundo a agência de notícias Reuters, Centenas de autoridades que trabalharam para o ex-presidente republicano George W. Bush devem declarar seu apoio ao candidato presidencial democrata. 

Já Biden sofre pressões de grupos divergentes de seu partido para acelerar a escolha da vice-presidente em sua chapa. Ele se comprometeu a escolher uma mulher e já está entrevistando as candidatas. 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasJoe Biden

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga