EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 16 de fevereiro de 2015 às 07h14.
Sana - Milicianos separatistas do sul do Iêmen tomaram o controle de vários edifícios de instituições governamentais da cidade portuária meridional de Aden, informaram nesta segunda-feira fontes de segurança à Agência Efe.
Os Comitês Populares do Sul (do Iêmen) controlam desde ontem à noite o edifício da televisão governamental e um quartel dos serviços secretos, ambos localizados no bairro de Al Tauahi, após duros combates com as forças de segurança.
Os separatistas também ocuparam a principal estação de eletricidade na zona de Al Hesua, assim como a sede da prefeitura, no bairro de Dar Saad, e um posto de segurança no acesso leste de Aden.
Os milicianos tomaram o controle dessas instituições por meio de vários ataques simultâneos a diferentes partes da cidade, que possui o maior porto do Iêmen.
Segundo as fontes, pelo menos três separatistas e dois agentes da tropa de choque morreram nos enfrentamentos.
Testemunhas locais contaram à Efe que escutaram explosões e disparos em várias partes de Aden durante a madrugada passada.
A tomada do controle de instituições governamentais nessa cidade é a primeira operação estratégica efetuada pelos Comitês Populares do Sul, considerados leais a Abdo Rabbo Mansour Hadi, presidente do país até sua renúncia em janeiro.
O líder está em prisão domiciliar em Sana por combatentes do movimento xiita dos houthis desde que apresentou sua renúncia, junto a de todo o governo, em 22 de janeiro, depois de esses rebeldes ocuparem diferentes edifícios da presidência.
A mobilização independentista do sul aumentou desde que o movimento houthi tomou o controle de várias partes do Iêmen e decretou 6 de fevereiro a dissolução do parlamento e a próxima formação de um Conselho Presidencial transitório.