Mundo

Separatistas pedem união de Donetsk à Rússia

Separatistas do leste da Ucrânia pediram que sua auto-proclamada República de Donetsk seja anexada à Rússia


	Ativistas queimam bandeira da Ucrânia: em março, Moscou anexou a Crimeia
 (REUTERS/Marko Djurica)

Ativistas queimam bandeira da Ucrânia: em março, Moscou anexou a Crimeia (REUTERS/Marko Djurica)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 14h55.

Donetsk - Os separatistas do leste da Ucrânia pediram nesta segunda-feira que sua auto-proclamada "República de Donetsk" seja anexada à Rússia, no dia seguinte a um referendo de independência considerado ilegal por Kiev e os ocidentais.

"Nós, o povo da República Popular de Donetsk, declaramos que a república é agora um Estado soberano", disse à imprensa, Denis Puchilin, um dos líderes separatistas, lendo uma declaração.

"Para restabelecer a justiça histórica, pedimos que a Rússia examine uma anexação da República de Donetsk à Federação da Rússia", acrescentou.

"O povo de Donetsk sempre fez parte do mundo russo", declarou Puchilin, denunciando "a junta de Kiev" que chegou ao poder após a destituição do presidente do pró-russo Viktor Yanukovich, em fevereiro, e que, de acordo com ele, "defende uma ideologia neo-nazista, racista e anti-russa".

Os insurgentes armados pró-Rússia realizaram no domingo um referendo sobre a independência das regiões industriais de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, onde reivindicam uma vitória do sim com cerca de 90%.

A região de Lugansk também proclamou sua "soberania" nesta segunda-feira durante uma manifestação, segundo a agência de notícias Interfax.

A Rússia pediu "respeito" à vontade dos ucranianos do leste do país.

Em março, Moscou anexou a península ucraniana da Crimeia, depois de três semanas de ocupação e de um referendo controverso.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

As 25 melhores cidades do mundo para morar

UE 'não tem tempo a perder' afirma presidente da Comissão Europeia ao apresentar nova equipe

Corte de apelações rejeita processo contra Trump por reter documentos confidenciais

Líbano registra festas nas ruas e grande movimento de carros após cessar-fogo