Voluntário das eleições arruma uma sessão eleitoral na Harrison United Methodist Church, na Carolina do Norte (Chris Keane/Reuters)
Da Redação
Publicado em 4 de novembro de 2014 às 22h21.
Washington - Os senadores republicanos por Kentucky e Carolina do Sul, Mitch McConnell (líder da minoria no Senado) e Lindsay Graham, respectivamente, conseguiram sua reeleição nesta terça-feira para a câmara alta dos Estados Unidos, segundo as projeções dos principais meios de comunicação do país.
McConnell, que aspira ser o futuro líder do Senado se os republicanos alcançarem a maioria esta noite, bateu seu rival democrata Alison Grimes, que chegou a liderar as enquetes semanas atrás em um dos estados mais conservadores do país.
Por sua vez, Graham venceu o candidato democrata Brad Hutto, embora neste caso o conservador tenha estado sempre à frente nas pesquisas.
As vitórias de McConnell e Graham são as primeiras confirmadas pelas emissoras 'CNN', 'Fox' e 'NBC' desta jornada eleitoral, na qual os Estados Unidos renovam a totalidade da Câmara dos Representantes, 36 governos estaduais e um terço do Senado, cujo controle é o principal valor em jogo.
Os republicanos necessitam de apenas seis assentos para tirar o controle da casa dos democratas, que jogam contra os baixos níveis de popularidade do presidente Barack Obama e a tendência conservadora dos estados-chave que estão em disputa.
Além dos seis fusos horários diferentes dos EUA, cada estado tem um sistema de apuração diferente, motivo pelo qual a rapidez na publicação dos resultados varia de um a outro.
Um total de 206 milhões de americanos forma o eleitorado destas legislativas, mas somente 145 milhões estão registrados para votar, segundo os últimos dados do Escritório do Censo.