Mundo

Senador do PT diz que emenda sobre APPs deve ser alterada

A emenda que permite a atividade agropecuária em algumas áreas de preservação permanente foi criticada

João Pedro: “APP é para garantir a qualidade da água, a reprodução, a qualidade do solo" (Waldemir Barreto/Agência Senado)

João Pedro: “APP é para garantir a qualidade da água, a reprodução, a qualidade do solo" (Waldemir Barreto/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2011 às 14h59.

Brasília - O senador João Pedro (PT-AM) criticou hoje (7) a emenda ao Código Florestal aprovada na Câmara e que permite atividade de agricultura e pecuária em algumas áreas de preservação permanente (APPs). Durante sessão solene sobre o Dia do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (5), o senador disse que o Senado deverá alterar o texto do Código para garantir produção, mas também preservação.

“É preciso travar o debate no Senado, nas comissões, no plenário para melhorar o código que saiu da Câmara. A emenda permite atividade silvopastoril em APP. Não pode nessa faixa de APP permitir [a criação de] boi, permitir a agricultura. É um erro”, disse. “APP é para garantir a qualidade da água, a reprodução, a qualidade do solo, precisamos fazer o debate que não pode ser estéril, tem de ter uma base científica para possibilitar um acordo que orgulhe a todos nós”, completou.

O deputado Sarney Filho (PV-MA), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, disse que espera uma alteração do texto do código no Senado. “A aprovação desse substitutivo é um retrocesso na questão da preservação ambiental e permite que as nossas florestas e os nossos biomas continuem sendo devastados", disse.

O novo Código Florestal, aprovado na Câmara, aguarda apreciação do Senado. Os senadores esperam a leitura da matéria em plenário e o encaminhamento para as comissões de Constituição e Justiça, Agricultura e Meio Ambiente.

Acompanhe tudo sobre:Código florestalCongressoMeio ambiente

Mais de Mundo

Ataque aéreo de Israel atinge Beirute e aumenta tensão com o Líbano

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Novo centro de processamento de minerais vai fazer com que o Canadá dependa menos da China