Mundo

Senado vai discutir situação da PM baiana

Comissão de Direitos Humanos da Casa fará uma audiência sobre o tema

O Senado ainda não marcou a  data para a audiência pública sobre o assunto (Agência Brasil)

O Senado ainda não marcou a data para a audiência pública sobre o assunto (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 16h23.

Brasília – A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou hoje a realização de audiência pública para discutir a situação da Polícia Militar (PM) da Bahia, que está em greve desde a semana passada e ocupou a Assembleia Legislativa do Estado, em Salvador, provocando um cerco do Exército ao prédio e a ocorrência de choques entre manifestantes e militares.

O requerimento para realização da audiência foi do presidente da Comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), que também teve aprovado pedido semelhante para discutir a situação da PM do Piauí. A data das audiências ainda será marcadas pela CDH, que se reuniu hoje pela primeira vez após o recesso parlamentar.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que apoiou o requerimento de Paim, condenou o movimento dos PMs baianos, afirmando que ele é inconstitucional. “A Polícia Militar é uma força auxiliar das Forças Armadas e os militares são proibidos de fazer greve pela Constituição. Assim como os integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, os policiais militares não têm o direito de fazer greve”, disse o senador.

Além de condenar o movimento dos PMs baianos, Aloysio Nunes Ferreira criticou a possibilidade de os PMs baianos serem anistiados futuramente, “pois o que está ocorrendo na Bahia é um motim”. Ferreira lembrou que já houve perdão a participantes de movimentos semelhantes ao dos policiais baianos, por parte do Senado, e disse acreditar que logo surja um projeto desse tipo para favorecê-los. 

Acompanhe tudo sobre:GrevesPolíticaPolítica no BrasilSenado

Mais de Mundo

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA

O que se sabe sobre o novo míssil balístico russo Oreshnik, usado em ataque na Ucrânia