Mundo

Senado paraguaio debate adesão de Caracas ao Mercosul

Uma reunião extraordinária sobre o tema será realizada amanhã

O presidente de Venezuela, Nicolás Maduro (c), cumprimenta o ministro de Relações Exteriores de Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, em reunião do Mercosul, em Caracas
 (Juan Barreto/AFP)

O presidente de Venezuela, Nicolás Maduro (c), cumprimenta o ministro de Relações Exteriores de Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, em reunião do Mercosul, em Caracas (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 17h44.

Assunção - O Senado do Paraguai convocou para amanhã, dia 10, uma sessão extraordinária para debater a adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), que tem votos suficientes para ser aprovada, apontam fontes parlamentares.

Apesar da Venezuela já ser membro do grupo regional, com a aprovação de Brasil, Argentina e Uruguai, Assunção questiona a suposta ilegalidade do ingresso, já que o Tratado do Mercosul exige uma aprovação unânime.

A aprovação da entrada de Caracas no bloco estava travada pelo Senado paraguaio, de maioria oposicionista, há anos. O problema foi contornado após o afastamento do país do grupo, em ocasião da destituição do então presidente, Fernando Lugo, do poder, em junho de 2012.

O novo mandatário paraguaio, Horacio Cartes, voltou a se aproximar do Mercosul, enviando novamente o protocolo de adesão do país ao Senado, cuja maioria é governista.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMercosulParaguaiPolíticaVenezuela

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento