Mundo

Senado italiano vota pela suspensão de programa nuclear

Senadores vetaram uma possível volta da energia nuclear no país; governo diz que retomada so setor só vai ocorrer com apoio da UE

Energia nuclear: decisão final cabe aos deputados (Getty Images)

Energia nuclear: decisão final cabe aos deputados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2011 às 14h37.

Roma - O Senado italiano aprovou, esta quarta-feira, uma proposta para suspender um projeto de retorno da energia nuclear depois do acidente no Japão, e um ministro disse que Roma seguirá a orientação da União Europeia daqui para frente.

A proposta do governo para bloquear os planos de construir usinas nucleares foi aprovada com o "Não" dos partidos de oposição Democrático e Itália dos Valores, e agora seguirá para a Câmara de Deputados para aprovação final.

A oposição italiana é contra a energia nuclear, mas tem criticado o governo pelo que dizem ser uma medida que suspenderá o programa nuclear apenas temporariamente.

O ministro de Desenvolvimento Econômico Paolo Romani disse que a Itália vai reconsiderar a energia nuclear "quando a Europa como um todo tomar decisões partilhadas por todos os países", referindo-se aos planejados "testes de estresse" nas usinas nucleares europeias.

Romani também disse que como resultado da votação, o referendo sobre o uso de energia nuclear, proposto pela oposição para junho, não seria mais necessário.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia nuclearEuropaInfraestruturaItáliaPaíses ricosPiigsUsinas nucleares

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia