Mundo

Senado francês aprova artigo sobre casamento gay

O projeto de lei, já aprovado pela Assembleia Nacional, legaliza o casamento gay e a adoção por parte de casais do mesmo sexo

A ministra Justiça, Christiane Taubira (E), e a ministra da Família, Dominique Bertinotti, no Senado francês (AFP / Jacques Demarthon)

A ministra Justiça, Christiane Taubira (E), e a ministra da Família, Dominique Bertinotti, no Senado francês (AFP / Jacques Demarthon)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 07h35.

Paris - O Senado francês adotou na noite desta terça-feira, por 179 votos contra 157, o primeiro artigo do projeto de lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que abre caminho para o matrimônio gay.

O projeto, já aprovado pela Assembleia Nacional e que constitui a primeira reforma social promovida pela esquerda no poder na França, legaliza o casamento gay e a adoção por parte de casais do mesmo sexo.

A medida contou com o apoio da maior parte dos senadores da esquerda, entre socialistas (PS), comunistas (CRC) e ecologistas (RDSE).

A maioria dos senadores de direita rejeitou a medida, mas cinco votaram "sim" e dois se abstiveram.

A votação ocorreu após dez horas de debates e de várias tentativas da direita de obstruir o processo, em meio a um clima tenso.

"Apesar das tentativas de obstrução da direita, o Senado adotou o artigo 1, que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo", saudou o presidente do PS, François Rebsamen, momentos após a votação.

"A adoção deste artigo pela maioria dos senadores acaba com a discriminação contra a opção sexual dos cidadãos (...) e marca uma vitória na luta contra a homofobia e pela tolerância e a democracia", concluiu Rebsamen.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoEuropaFrançaGaysLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial