Mundo

Senado dos EUA aprova Doug Burgum para o Departamento do Interior

Ex-governador da Dakota do Norte foi confirmado para o cargo com votos que incluíram a maioria dos democratas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 06h33.

O Senado dos Estados Unidos confirmou na quinta-feira, 31, a designação no nome escolhido por Donald Trump para comandar o Departamento do Interior, um cargo que supervisiona as vastas terras e águas públicas do país, vitais para a agenda do presidente de ampliar as perfurações de petróleo.

Doug Burgum, ex-governador da Dakota do Norte e candidato nas primárias republicanas em 2024, foi confirmado em uma votação na qual a maioria dos democratas se uniu aos colegas republicanos.

Trump também designou Burgum para liderar o novo Conselho Nacional de Energia, um cargo que não exige a confirmação do Senado.

Ao contrário de Trump, que chama a mudança climática causada pelo ser humano de farsa, Burgum aceita que é uma realidade científica e liderou planos ambiciosos para tornar Dakota do Norte um estado com neutralidade carbono durante seu período como governador.

Mas ele também tem laços estreitos com a indústria dos combustíveis fósseis. Burgum arrendou suas terras agrícolas para a produção de petróleo e gás, segundo suas declarações financeiras
A confirmação acontece em um momento de ações radicais de Trump para tentar remodelar a política ambiental dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'