Mundo

Semana nacional prepara população para lidar com desastres

Objetivo é conscientizar gestores municipais e a população sobre a necessidade de evitar acidentes em áreas de risco

No sábado, serão feitos simulados de preparação para desastres nas cidades serranas de Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio, onde ocorreram deslizamentos e enchentes (Vladimir Platonow/ABr)

No sábado, serão feitos simulados de preparação para desastres nas cidades serranas de Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio, onde ocorreram deslizamentos e enchentes (Vladimir Platonow/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2011 às 14h16.

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil promoverá, até sábado (15), diversas ações como parte da 7ª Semana Nacional de Redução de Desastres. O objetivo é conscientizar gestores municipais e a população sobre a necessidade de evitar acidentes em áreas de risco, além de prepará-los quanto a desastres decorrentes das chuvas. As atividades começam hoje (10) com o Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil – destinado a capacitar, a distância, 2 mil agentes de defesa civil e agentes comunitários de saúde dos municípios.

Para o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, "é preciso aumentar o senso de percepção de risco na sociedade brasileira, com a mudança cultural sobre conduta preventiva e preparativa, principalmente nas comunidades em áreas de risco".

Um dos focos deste ano é a campanha Construindo Cidades Resilientes, que começa amanhã (11). Os gestores municipais vão ser alertados sobre a importância de se observar as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) incluídas na Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (Eird).

A secretaria quer que os municípios preparem as cidades para que sejam capazes de se recuperar com menos transtornos, após um desastre natural, priorizando a redução de riscos. No sábado, serão feitos exercícios simulados de preparação para desastres nas cidades serranas de Nova Friburgo e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde ocorreram deslizamentos de encostas e enchentes por causa das fortes chuvas do início do ano.

Está prevista para terça-feira e quarta-feira (12) um curso para Capacitação em Emergências para Radioamadores (Caer) no município de Teresópolis (RJ). Haverá também o lançamento da Rede Nacional de Emergência para Radioamadores (Rener) – grupo de voluntários que em ocasiões de desastres naturais tem facilidade de transmitir mensagens de socorro em ondas curtas.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisDeslizamentosEnchentesMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'