Mundo

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Países adotam jornada reduzida como alternativa para produtividade e qualidade de vida

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 22 de novembro de 2024 às 17h34.

Tudo sobreEscala de trabalho
Saiba mais

O fim da escala 6x1 têm sido um dos temas mais comentados pelos brasileiros nas últimas semanas após a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visar o fim da escala onde se trabalha seis dias com apenas uma folga.

Uma das alternativas encontradas é a escala 4x3, com duas folgas na semana para o trabalhador --- um modelo já adotado em países como a Islândia, por exemplo.

Entre os anos de 2015 e 2019, o governo do país liderou uma iniciativa em parceria com empresas e sindicatos. Por lá, a carga horária semanal foi reduzida para cerca de 36 horas. E sem a diminuição do salário.

Quais países adotaram a escala?

Portugal e Reino Unido também reduziram a escala como uma alternativa para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e a aumentar a produtividade das empresas.

No caso do Reino Unido, várias empresas já testaram a escala de trabalho reduzida, e muitas delas optaram por reduzir a carga de trabalho semanal para apenas 32 horas em vez de 40.

Uma pesquisa realizada pela organização Autonomy com 61 empresas britânicas mostrou resultados significativos. Das empresas participantes, 92% decidiram continuar com o modelo de jornada reduzida. Entre elas, 18 adotaram permanentemente a carga horária menor.

Os benefícios da jornada reduzida

Resultados preliminares indicam que a jornada reduzida pode trazer vantagens para a melhoria na produtividade, maior retenção de talentos e redução do estresse no ambiente corporativo. Em 2019, a Microsoft do Japão adotou uma semana menor de trabalho, o que aumentou a produtividade da companhia em 40%.

Em 2022, resultados parecidos foram observados em testes globais de jornadas reduzidas: segundo a SquareSpace, os funcionários que trabalharam apenas quatro dias por semana conseguiram cumprir 100% de suas funções em apenas 80% do tempo.

Ainda segundo a pesquisa, nove a cada 10 funcionários que participaram do teste afirmaram que queriam continuar com a semana de quatro dias, dando uma nota de 9,1 para a experiência. Além disso, medidas de estresse, burnout e cansaço foram reduzidos.

Acompanhe tudo sobre:Escala de trabalho

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia