Latas pintadas com símbolo de radiação nuclear (Odd Andersen/AFP)
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 21h51.
Seattle - Seis tanques do Reservatório Nuclear Hanford, no Estado de Washington, oeste dos Estados Unidos, estão vazando lixo radioativo, mas o vazamento não tem oferecido risco imediato à saúde pública, afirmou o gabinete do governador Jay Inslee nesta sexta-feira.
A porta-voz do gabinete, Lisa Harper, disse que o secretário de Energia norte-americano, Steven Chu, havia informado o governador nesta sexta-feira sobre o vazamento em seis tanques. Ela falou que o vazamento não foi contido.
De acordo com uma porta-voz de Inslee, o Departamento de Energia recebeu informações de que os vazamentos estavam ocorrendo, mas, por não analisá-las corretamente, não estava imediatamente ciente de sua importância nem notificou autoridades estaduais.
"Uma das coisas frustrantes que soubemos é que o Departamento de Energia tinha dados de que os vazamentos estavam acontecendo e se tivessem analisado adequadamente teria dito mais cedo que os vazamentos estavam ocorrendo", disse a porta-voz Jamie Smith.
Ela afirmou que as autoridades estavam preocupadas com a possibilidade de os resíduos vazarem para o rio Columbia.
Segundo a Agência de Proteção Ambiental, Hanford é um local onde nove reatores nucleares foram construídos ao longo do rio Columbia como parte do Projeto Manhattan.
A produção terminou em 1989, de acordo com a agência, e começou um trabalho de limpeza de resíduos nucleares e químicos no local contaminado.