Mundo

Seguidores de Pinochet expressam condolências por Thatcher

Thatcher e Pinochet mantiveram uma relação cordial desde que a ditadura chilena deu apoio às tropas inglesas na guerra das Ilhas Malvinas


	Margaret Thatcher: enquanto permaneceu detido em Londres, entre outubro de 1998 e março de 2000, Pinochet também foi visitado por Thatcher.

Margaret Thatcher: enquanto permaneceu detido em Londres, entre outubro de 1998 e março de 2000, Pinochet também foi visitado por Thatcher.

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2013 às 14h37.

Santiago do Chile - Os seguidores do falecido ditador chileno Augusto Pinochet expressaram no obituário do jornal "El Mercúrio" suas condolências pela morte da ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher a sua família, ao governo e a todos os britânicos",

Trata-se de dois avisos publicados nesta quarta-feira e assinados pela "Fundação Presidente Pinochet" e pelo "Diretório da Fundação Presidente Pinochet", ambos em alusão à morte da líder conservadora, que morreu na última segunda-feira, aos 87 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

Thatcher e Pinochet mantiveram uma relação cordial desde que a ditadura chilena (1973-1990) emprestou apoio de inteligência e informação às tropas inglesas na guerra das Ilhas Malvinas, em 1982, uma ajuda que a ex-primeira-ministra fez questão de reconhecer publicamente.

Enquanto permaneceu detido em Londres, entre outubro de 1998 e março de 2000, Pinochet também foi visitado por Thatcher, que, na ocasião, o elogiou por ter "devolvido a democracia" ao Chile e pelo sistema econômico neoliberal implantado por seu regime.

"Faleceu em Londres a notável Estadista e ex-primeira-ministra do Reino Unido, a senhora Margaret Thatcher (Q.E.P.D.), quem fora uma grande líder mundial com uma participação decisiva na queda do muro de Berlim e no fim da Guerra Fria", assinalou a primeira nota da "Fundação Presidente Pinochet" publicada no jornal.

A outra nota, a do Diretório da Fundação Presidente Pinochet, ressaltou: "Hoje lembramos com grande pesar o sensível falecimento da ex-primeira-ministra do Reino Unido, a senhora Margaret Thatcher (Q.E.P.D.), quem, com muita fortaleza, algo próprio de sua personalidade, defendeu a soberania jurisdicional do Chile em momentos muito difíceis de nossa história recente".

"Nosso afeto invariável a toda sua família, ao governo e ao povo britânico", conclui a nota. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileEuropaMargaret ThatcherPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'