Mundo

Secretário-geral da Otan disse que sucessor terá desafios

Anders Fogh Rasmussen afirmou que o norueguês Jens Stoltenberg chegará ao posto de secretário-geral da Otan em um "momento difícil"


	Anders Fogh Rasmussen: Fogh se despede da Otan após 5 anos
 (Francois Lenoir/Reuters)

Anders Fogh Rasmussen: Fogh se despede da Otan após 5 anos (Francois Lenoir/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 09h16.

Bruxelas - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, que se despede nesta sexta-feira da organização após cinco anos à frente da mesma, afirmou que seu sucessor, o norueguês Jens Stoltenberg, chegará ao posto em um "momento difícil", mas confia que a Aliança superará os desafios e defenderá seus valores.

"Tenho certeza que, sob o mandato do meu sucessor, nossa Aliança seguirá unindo a América do Norte e a Europa em defesa de nossos valores: liberdade, democracia e o Estado de direito", declarou o político dinamarquês em entrevista à Agência Efe.

"Meu amigo Jens Stoltenberg tomará posse do cargo em um momento difícil, no qual nossos valores e nossa vontade se põem a toda prova", destacou Rasmussen.

"Devemos aceitar o desafio, resistir às pressões de reduzir-nos e permanecer firmes", acrescentou.

Por esse motivo, o secretário-geral da Otan saliente defendeu "não só desenvolver as capacidades" que necessitam, mas também "demonstrar a vontade política de utilizá-las quando for necessário".

"Se fracassamos em defender a liberdade e a democracia, as forças de opressão aproveitarão sua oportunidade", considerou.

Na opinião de Rasmussen, "contemporizar não conduz à paz, mas só incita os tiranos", enquanto qualquer falha na hora de "combater a opressão só convidará a mais opressão".

"Essa é a lição do sigo XXI, uma lição que não devemos esquecer nunca. Enquanto a ação militar continuar sendo o último recurso, devemos ser capazes de recorrer a ela quando necessitemos", comentou.

"Não para fazer a guerra, mas para construir a paz", concluiu.

O ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, de 55 anos, se tornará o novo secretário-geral da Otan no próximo dia 1º de outubro, depois que Rasmussen, de 61, completar os cinco anos previstos de mandato à frente da organização.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOtanseguranca-digital

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'