Mundo

Secretário-geral da Otan afirma que chegou o momento de integrar Suécia e Finlândia

Os pedidos de Finlândia e Suécia para entrar na Otan esbarram no veto da Turquia, em particular contra a entrada dos suecos

Continuo acreditando que chegou o momento de ratificar Finlândia e Suécia como membros da Otan", declarou Stoltenberg (Omar Havana/Getty Images)

Continuo acreditando que chegou o momento de ratificar Finlândia e Suécia como membros da Otan", declarou Stoltenberg (Omar Havana/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 16 de fevereiro de 2023 às 10h42.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou nesta quinta-feira em Ancara que "chegou o momento" de ratificar as candidaturas de Finlândia e Suécia para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte, que estão bloqueadas pela Turquia.

"Continuo acreditando que chegou o momento de ratificar Finlândia e Suécia como membros da Otan", declarou Stoltenberg durante uma entrevista coletiva com o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.

Os pedidos de Finlândia e Suécia para entrar na Otan esbarram no veto da Turquia, em particular contra a entrada dos suecos.

O governo turco se opõe à adesão da Suécia porque o país concede refúgio a líderes curdos e a pessoas que Ancara suspeita que participaram na tentativa frustrada de golpe de Estado de 2016.

Trinta países da Otan assinaram os protocolos de adesão de finlandeses e suecos e 28 já ratificaram a medida. Apenas Turquia e Hungria ainda não expressaram o apoio.

O secretário-geral da Otan chegou à Turquia para oferecer a ajuda e o apoio da Aliança após o devastador terremoto de 6 de fevereiro, que deixou quase 36.000 mortos no país e 3.700 vítimas fatais na Síria.

Acompanhe tudo sobre:FinlândiaOtanSuécia

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos