Mundo

Secretário-geral da ONU pede maior mobilização internacional pela Amazônia

António Guterres afirmou que a Amazônia é um "patrimônio universal essencial para o bem-estar da população mundial"

Amazônia: o G7 já se comprometeu a doar milhões de euros para ajudar no combate aos incêndios (Ueslei Marcelino/Reuters)

Amazônia: o G7 já se comprometeu a doar milhões de euros para ajudar no combate aos incêndios (Ueslei Marcelino/Reuters)

A

AFP

Publicado em 26 de agosto de 2019 às 11h15.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta segunda-feira (26), durante a cúpula do G7 em Biarritz, a mobilização da comunidade internacional para preservar a Amazônia, onde os incêndios florestais estão se multiplicando.

"Há um forte apelo, e espero que possamos mobilizar muito mais recursos para ajudar os países da Amazônia", disse Guterres após uma reunião do G7 sobre o clima e as queimadas na América do Sul.

É necessário, acrescentou, "uma forte vontade coletiva para preservar esse patrimônio universal, absolutamente essencial para o bem-estar da população mundial".

O G7 prometeu nesta segunda-feira uma ajuda emergencial de 20 milhões de dólares para enviar aviões de combate a incêndios e uma ajuda de médio prazo para o reflorestamento.

Guterres informou que uma reunião será realizada sobre este tema durante a Assembleia Geral da ONU no final de setembro.

O chefe da ONU também pediu "um compromisso muito mais forte e ambicioso" dos países ricos para lutar contra "a crise climática", enquanto "os anos de 2015-19 provavelmente serão os mais quentes já registrados".

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoG7 – Grupo dos SeteIncêndiosONU

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado