Mundo

Secretário-geral da OEA oferece apoio a Horacio Cartes

José Miguel Insulza vai visitar o Paraguai nas próximas semanas


	 

	José Miguel Insulza: o secretário-geral da OEA felicitou Cartes pela vitória e ofereceu o apoio da OEA para sua ações

	  (©AFP / Jose Cabezas)

  José Miguel Insulza: o secretário-geral da OEA felicitou Cartes pela vitória e ofereceu o apoio da OEA para sua ações   (©AFP / Jose Cabezas)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2013 às 11h07.

Brasília - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, vai visitar o Paraguai nas próximas semanas.

O chefe da missão da organização, Óscar Arias, disse que Insulza pretende conversar com o presidente eleito Horacio Cartes. Segundo Arias, Insulza felicitou Cartes pela vitória e ofereceu o apoio da OEA para sua ações.

“[No diálogo, Insulza] colocou a Secretaria-Geral da OEA à disposição para colaborar com todos os aspectos que favoreçam o fortalecimento democrático do Paraguai", ressaltou Arias.

Arias e mais de 70 observadores verificaram todo o processo eleitoral do Paraguai, encerrado no último dia 21. A missão de observadores definiu o processo como exemplar e ressaltou vários aspectos no “fortalecimento da democracia”.

Um dos principais desafios do presidente eleito é negociar o fim da suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

O país foi suspenso, há dez meses, quando os líderes regionais concluíram que houve o rompimento da ordem democrática durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguai.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaGovernoOEAParaguai

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado