Mundo

Secretário-geral da OEA adverte sobre excesso de otimismo na economia

Segundo Insulza, a economia latino-americana demonstrou ser mais resistente que outras, mas ninguém sairia incólume da crise que se forma nos EUA e na UE

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza: "estamos bem preparados frente a crise" (World Economic Forum/Flickr)

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza: "estamos bem preparados frente a crise" (World Economic Forum/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2011 às 12h40.

San Salvador - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, disse nesta quinta-feira em El Salvador que a América Latina está bem preparada para enfrentar uma nova crise financeira, mas advertiu que não se deve exagerar no otimismo.

"Estamos bem preparados frente a crise", afirmou Insulza em entrevista a um canal de televisão de San Salvador, onde inaugura o XIX Congresso Interamericano de Turismo junto com o presidente salvadorenho, Mauricio Funes.

O secretário-geral da (OEA), que se encontra desde a noite de quarta-feira em El Salvador, lembrou que entre 2008 e 2009 a América Latina se saiu bem da crise, que não teve o impacto que se temia na região.

De acordo com Insulza, a economia latino-americana demonstrou ser mais resistente que outras, mas a crise se forma nos Estados Unidos e União Europeia, que representam mais de 50% da economia mundial, e por isso ninguém sairia incólume.

Nestas circunstâncias, o secretário-geral chamou a atenção para o perigo de exagerar no otimismo. Ele também assegurou que a América Latina aumentou a desigualdade nos últimos anos, mas não aumentou a pobreza.

Insulza reafirmou a necessidade de fortalecer a OEA, sobretudo para prevenir conflitos políticos nos países do continente americano.

O secretário-geral deve deixar El Salvador nesta quinta-feira após participar do encontro sobre turismo, que discutirá a importância do setor no combate à pobreza, entre outros assuntos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrises em empresasEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias

CPI: inflação anual nos EUA permanece em 2,7% em julho, mas núcleo sobe para 3,1%

Homem morre durante onda de incêndios e calor extremo na Espanha