Mundo

Secretário de Trump admite ter empregado imigrante ilegal

Andrew Pudzer é um dos vários indicados de Trump que estão enfrentando oposição acirrada dos democratas no Senado e de grupos progressistas

Andrew Pudzer: ele criticou uma regra de hora extra defendida pelo governo do ex-presidente Barack Obama (Getty Images)

Andrew Pudzer: ele criticou uma regra de hora extra defendida pelo governo do ex-presidente Barack Obama (Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 11h49.

Washington - O escolhido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Departamento de Trabalho admitiu ter empregado uma imigrante ilegal como faxineira, de acordo com várias reportagens, uma revelação que já prejudicou outros indicados a postos no gabinete.

Andrew Pudzer, executivo-chefe do CKE Restaurants, é um dos vários indicados de Trump que estão enfrentando oposição acirrada dos democratas no Senado e de grupos progressistas.

Ele criticou uma regra de hora extra defendida pelo governo do ex-presidente Barack Obama e se opôs a aumentar o salário mínimo para 15 dólares por hora.

Uma semana atrás, um assessor do Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado disse que o comitê não irá agendar uma audiência "oficialmente" até receber documentos do Escritório de Ética Governamental sobre Pudzer.

Alguns estrategistas políticos disseram que isso pode representar problemas para o executivo da rede de fast-food.

Várias reportagens citaram um comentário feito na segunda-feira por Pudzer, que disse ter agido assim que soube que sua empregada, que trabalhou para ele e sua esposa durante alguns anos, não tinha permissão para trabalhar no país.

"Deixamos de empregá-la imediatamente e lhe oferecemos assistência para se legalizar", disse ele no comunicado, que foi mencionado pelo site Huffington Post, o jornal New York Times e outros veículos. Ele disse que o casal pagou impostos atrasados ao Serviço de Receitas Internas dos EUA e ao Estado da Califórnia por tê-la empregado.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)GovernoImigração

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA