Mundo

Secretário de Estado dos EUA virá ao Brasil e terá encontro com Lula

Antony Blinken também irá a Buenos Aires, para reunião com o presidente Javier Milei

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA. (Rodrigo Oropeza/Getty Images)

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA. (Rodrigo Oropeza/Getty Images)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 12h53.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fará uma visita ao Brasil e a Argentina na próxima semana, entre os dias 20 e 23 de fevereiro. Ele terá encontros com os presidentes Luis Inacio Lula da Silva, em Brasília, e Javier Milei, em Buenos Aires.

A viagem foi anunciada pelo Departamento de Estado. Blinken é o chefe da diplomacia dos Estados Unidos. Ele também participará da reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, no Rio de Janeiro.

No encontro com Lula, os temas na pauta incluem o apoio dos EUA à Presidência do Brasil no G20, a parceria entre os dois países para defender direitos dos trabalhadores, cooperação em energias limpas e as comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países.

Em Buenos Aires, a reunião com Milei tratará de questões bilaterais, incluindo desenvovimento econômico sustentável, respeito aos direitos humanos e governança democrática, mineirais críticos e ampliação do comércio entre EUA e Argentina.

Em 2023, Lula visitou o presidente dos EUA, Joe Biden, na Casa Branca, em fevereiro. Os dois também se reuniram em setembro, às margens da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Lula fez um convite para que Biden visitasse o Brasil, mas não há previsão para isso. Neste ano, o presidente americano disputa a reeleição, o que reduzirá seu tempo para viagens internacionais.

O antecessor de Biden, Donald Trump, também não veio ao Brasil enquanto presidente. O último líder americano a visitar o país foi Barack Obama, em 2011.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Luiz Inácio Lula da SilvaJoe Biden

Mais de Mundo

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil