Mundo

Secretário de Estado britânico chama Assange de "pequeno verme miserável"

O secretário de Estado afirmou que em pouco tempo o fundador do WikiLeaks deve deixar a embaixada do Equador em Londres

O comentário foi feito após Assange criticar o Reino Unido pela expulsão de diplomatas russos (Peter Nicholls/File Photo/Reuters)

O comentário foi feito após Assange criticar o Reino Unido pela expulsão de diplomatas russos (Peter Nicholls/File Photo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de março de 2018 às 12h09.

Londres - O secretário de Estado britânico para a Europa e as Américas, Alan Duncan, chamou nesta terça-feira, durante uma sessão no Parlamento, o ativista australiano Julian Assange de "pequeno verme miserável".

Duncan lamentou que o fundador do WikiLeaks continue vivendo na embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou em 2012, e considerou que é "questão de tempo" até decidir se entregar à justiça britânica.

Em fevereiro, uma juíza britânica decidiu manter em vigor a ordem de detenção que pesa sobre Assange, embora a Suécia tenha retirado no ano passado a ordem de extradição que tinha ditado para interrogá-lo sobre supostos crimes sexuais.

Os comentários do secretário de Estado britânico foram feitos depois que Assange criticou ontem à noite no Twitter a expulsão de diplomatas russos, em resposta ao envenenamento em solo britânico do ex-espião Sergei Skripal.

"Apesar de ser razoável que Theresa May (primeira-ministra britânica) pense que o Estado russo é o primeiro suspeito, até agora as provas são circunstanciais", sustentou o ativista.

Ao abordar as mensagens de Assange, Duncan criticou que "tuíta contra o Governo de Vossa Majestade sobre sua conduta ao comentar o ataque em Salisbury (Inglaterra)".

"É só questão de tempo que para que este pequeno verme miserável saia da embaixada e se entregue à justiça britânica", afirmou o secretário de Estado.

O australiano sustentou que não quer ser detido no Reino Unido perante o temor de ser extraditado aos Estados Unidos, onde acredita que possa ser condenado por filtrar milhares de documentos através do WikiLeaks.

Acompanhe tudo sobre:Julian AssangeReino UnidoWikiLeaks

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta