Mundo

Secretário da Liga Árabe pede para ONU ordenar cessar-fogo

O conflito na Síria custou a vida de pelo menos 60 mil pessoas desde março de 2011, segundo os últimos dados das Nações Unidas


	Lakhdar Brahimi: segundo Nabil al Arabi, os esforços de Brahimi "não deram nenhum sinal para a esperança".
 (©afp.com / STR)

Lakhdar Brahimi: segundo Nabil al Arabi, os esforços de Brahimi "não deram nenhum sinal para a esperança". (©afp.com / STR)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 16h34.

Riad - O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, pediu nesta segunda-feira que o Conselho de Segurança da ONU ordene um cessar-fogo imediato na Síria, diante da falta de resultados do trabalho do mediador internacional, Lakhdar Brahimi.

Os esforços de Brahimi "não deram nenhum sinal para a esperança", considerou Arabi em seu discurso de abertura da 3ª Cúpula Econômica dos Países Árabes realizado em Riad.

"Na semana que vem, enviaremos uma missão à Síria para estudar as necessidades dos refugiados", acrescentou o secretário-geral do organismo pan-árabe.

Há duas semanas, o regime sírio criticou as últimas declarações de Brahimi, que, em uma entrevista à "BBC", considerou "sectário" e "parcial" um recente discurso do presidente sírio, Bashar al Assad.

O veterano diplomata argelino assumiu o cargo no início de setembro, em substituição de Kofi Annan, que não conseguiu levar adiante sua proposta para deter a violência na Síria.

O conflito na Síria custou a vida de pelo menos 60 mil pessoas desde março de 2011, segundo os últimos dados das Nações Unidas. 

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUONUSíria

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique