Mundo

Seca decorrente de mudanças climáticas faz tráfego cair 29% no Canal do Panamá

Estima-se que 5% do tráfego marítimo global passe pela região

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 16 de outubro de 2024 às 17h14.

Tudo sobreMudanças climáticas
Saiba mais

O tráfego no Canal do Panamá caiu 29% no ano passado devido a uma seca severa ligada às mudanças climáticas, informou a operadora do canal nesta terça-feira à noite.

O volume de carga transportada pelo canal, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, caiu 17% em um ano, para 423 milhões de toneladas, acrescentou a autoridade do canal do país da América Central. Não foram divulgados números de receita para o ano.

Ao contrário do Canal de Suez, o Canal do Panamá é um canal de água doce alimentado por dois reservatórios. No ano passado, a região foi atingida pela sua pior seca em décadas, em parte alimentada pelo fenômeno El Niño, que causa aquecimento dos oceanos e faz com que os níveis dos reservatórios caiam.

Diante da escassez de água, a autoridade do canal reduziu o número de navios que podiam cruzar o canal diariamente de 38 para 22. A situação melhorou desde o início da estação chuvosa em maio.

Estima-se que 5% do tráfego marítimo global passa pelo Canal do Panamá, construído pelos Estados Unidos entre 1904 e 1914 para permitir que navios que viajam entre a Ásia e a costa leste dos Estados Unidos evitassem a longa e perigosa rota ao redor do extremo sul da América do Sul.

A autoridade do canal espera que os negócios se recuperem em 2025. A empresa prevê receitas recordes de US$ 5,62 bilhões para o próximo ano, com base em 13.900 navios transportando 520 milhões de toneladas de mercadorias.

Acompanhe tudo sobre:Mudanças climáticasPanamá

Mais de Mundo

Aumenta expectativa de vitória de Trump entre investidores, diz Gavekal

Estudantes argentinos se mobilizam contra ajuste de Milei nas universidades públicas

China descobre 124 novos locais de mineração em 2023

Li Auto é a primeira startup de veículos elétricos da China a atingir marca de 1 milhão de carros