Mundo

Se Rússia não ceder, EUA e UE adotarão medidas, diz Kerry

Secretário de Estado John Kerry alertou que se a Rússia não abandonar intenções de anexar a Crimeia, União Europeia e EUA responderão com medidas sérias


	O secretário de Estado dos EUA, John Kerry: "haverá uma série de passos muito sérios na segunda-feira na UE e aqui"
 (Andrew Harrer/Bloomberg)

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry: "haverá uma série de passos muito sérios na segunda-feira na UE e aqui" (Andrew Harrer/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 13h40.

Washington - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, alertou nesta quinta-feira que se a Rússia não abandonar suas intenções de anexar a península ucraniana da Crimeia após o referendo de domingo, a União Europeia (UE) e os Estados Unidos responderão com medidas "muito sérias" já na segunda-feira.

"Haverá uma resposta de algum tipo ao referendo em si, e além disso, se não houver passos para avançar rumo a uma solução, haverá uma série de passos muito sérios na segunda-feira na UE e aqui. Mas nossa esperança é que não nos ponham na posição de ter de fazer isso", disse Kerry em uma audiência no Senado.

Kerry conversou hoje novamente por telefone com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, com quem se reunirá amanhã em Londres para tentar chegar a uma solução diplomática para a crise na Ucrânia. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaUnião EuropeiaRússiaUcrâniaJohn Kerry

Mais de Mundo

França prende mais quatro suspeitos pelo roubo de joias no Louvre

Rússia apoia plano de paz dos EUA, mas Ucrânia reduz proposta

Xi pressiona Trump sobre Taiwan e pede avanço em trégua comercial

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário