Mundo

Schwarzenegger cria instituto com foco em sustentabilidade

A iniciativa pretende debater medidas eficazes para que os líderes políticos possam fortalecer cinco áreas prioritárias do desenvolvimento sustentável

Schwarzenegger disse que o instituto lhe dará a oportunidade de dividir a experiência que acumulou enquanto esteve à frente do governo da Califórnia (Getty Images)

Schwarzenegger disse que o instituto lhe dará a oportunidade de dividir a experiência que acumulou enquanto esteve à frente do governo da Califórnia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 16h48.

São Paulo - O ex-governador da Califórnia e astro de Hollywood, Arnold Schwarzenegger, anunciou a criação de um centro de estudos voltado às políticas nacionais e globais com foco na sustentabilidade: o Schwarzenegger Institute for State and Global Policy.

A iniciativa, que tem o apoio da Universidade do Sul da Califórnia, pretende debater medidas eficazes para que os líderes políticos possam fortalecer cinco áreas prioritárias do desenvolvimento sustentável: educação; energia e meio ambiente; política fiscal e econômica; saúde e bem-estar humano e reforma política.

Para tanto, o instituto contará com a participação de membros de alto nível para as discussões. Entre eles: Vicente Fox, ex-presidente do México; Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); George Shultz, economista e ex-secretário de Estado dos EUA e Henry Cisneros, ex-prefeito da cidade de San Antonio, no Texas, e ex-membro de gabinete do governo Clinton.

Em nota, Schwarzenegger disse que o instituto lhe dará a oportunidade de dividir a experiência que acumulou enquanto esteve à frente do governo da Califórnia - período em que ficou famoso pelas políticas dedicadas ao meio ambiente. Em 2006, por exemplo, o astro de Hollywood lutou pela aprovação da lei AB32, que prevê a redução de 25% das emissões de gases causadores do efeito estufa na Califórnia até o ano de 2020 e, ainda, estabelece que, pelo menos, um terço da eletricidade do Estado deve ser gerada a partir de energias renováveis.

A criação do Schwarzenegger Institute for State and Global Policy demandará cerca de US$ 20 milhões, que serão obtidos por meio de captação de recursos e doações. O próprio astro de Hollywood irá doar parte da quantia, mas o montante não foi divulgado.

Acompanhe tudo sobre:Arnold SchwarzeneggerMeio ambienteSustentabilidade

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA