Mundo

Sauditas são multados por deixarem que mulheres dirijam

Polícia saudita multou seis homens por permitirem que mulheres sob sua tutela conduzissem seus veículos, o que vai contra a lei

Mulheres sauditas: mulheres não podem dirigir na Arábia Saudita desde 1990 (Getty Images)

Mulheres sauditas: mulheres não podem dirigir na Arábia Saudita desde 1990 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 12h45.

Riad - A Polícia saudita multou seis homens por permitirem que mulheres sob sua tutela conduzissem seus veículos, o que vai contra a lei da monarquia absoluta ultraconservadora islâmica, informou nesta quarta-feira o jornal local "Al Sharq".

O periódico, que cita o porta-voz da Polícia de Tráfego da parte oriental do país, Mansur al Shagra, relatou que a maior das infrações foi registrada em praias e áreas desabitadas. Os multados terão que pagar 900 riais (R$ 536) por "oferecer seu veículo a pessoas que não têm permissão de dirigir".

Um grupo iniciou nesta semana uma campanha para exigir que os sauditas possam dirigir e convocou as mulheres para irem para as ruas com seus carros no dia 26 de outubro para desafiar a proibição.

As mulheres não podem dirigir na Arábia Saudita desde 1990, quando o já morto mufti xeque Abdulaziz bin Baath emitiu uma medida nesse sentido, que foi levada ao Ministério do Interior.

O habitual é que as autoridades prendam os motoristas e retenham o veículo até que o "mehrem" (semelhante a um tutor) se apresente à delegacia e assine um documento garantindo que a infração não se repetirá.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaAutoindústriaCarrosMulheresVeículos

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'