Mundo

Satélite mostra preparativos de teste nuclear na Coreia do Norte

As imagens mostram a presença de veículos e equipes na área nuclear de Punggye-ri, no norte do país

Coreia do Norte: na semana passada, militares americanos chegaram às mesmas conclusões após observarem uma "atividade" em torno de aparatos (Feng Li/Getty Images)

Coreia do Norte: na semana passada, militares americanos chegaram às mesmas conclusões após observarem uma "atividade" em torno de aparatos (Feng Li/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 29 de março de 2017 às 12h00.

Última atualização em 29 de março de 2017 às 12h01.

Imagens de satélite de 25 de março oferecem indícios de preparativos para um novo teste nuclear na Coreia do Norte, afirmaram nesta terça-feira analistas da 38 North, um site de referência sobre o regime de Pyongyang.

As imagens divulgadas e analisadas pelos especialistas do 38 North mostram a presença de veículos e equipes (cabos de comunicação e bombas de água) na área nuclear de Punggye-ri, no norte do país. Os elementos seriam usados no preparo de um teste nuclear.

"A combinação desses fatores sugere preparativos bem avançados para um teste nuclear", explicou o 38 North, ressaltando a necessidade de manter a prudência antes de declarar a iminência da uma detonação atômica.

Na semana passada, militares americanos chegaram às mesmas conclusões após observarem uma "atividade" em torno de aparatos nucleares na Coreia do Norte.

A Coreia do Sul manifestou preocupação com tais preparativos, recordando que "o último teste permitiu aparentemente (a Coreia do Norte) fazer progressos significativos no que envolve os motores", declarou o porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa, Lee Jin-woo.

"Mas é preciso uma análise mais ampla da força propulsiva e de suas potenciais aplicações".

Pyongyang já realizou cinco testes nucleares subterrâneos, dois deles em 2016, e tenta ter mísseis intercontinentais capazes de transportar uma arma atômica.

A Coreia do Norte é objeto de sanções internacionais por seus programas nuclear e balístico, e o governo americano não exclui a possibilidade de uma ação militar contra Pyongyang se o regime continuar avançando em seu programa de mísseis nucleares.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteTestes nucleares

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA