Mundo

Satélite flagra desmatamento em Rondônia

A equipe japonesa de TV Asahi Corporation irá a Rondônia para filmar os resultados positivos obtidos no estado por causa da utilização das imagens do satélite Alos, da Japan International Cooperation Agency JICA (Agência de Cooperação Internacional Japonesa). O satélite japonês identifica áreas desmatadas mesmo com encobrimento do céu por nuvens. Nos anos anteriores, eram […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

A equipe japonesa de TV Asahi Corporation irá a Rondônia para filmar os resultados positivos obtidos no estado por causa da utilização das imagens do satélite Alos, da Japan International Cooperation Agency JICA (Agência de Cooperação Internacional Japonesa). O satélite japonês identifica áreas desmatadas mesmo com encobrimento do céu por nuvens.

Nos anos anteriores, eram comuns os desmatamentos entre novembro e maio, meses em que a grande parte da Amazônia está encoberta de nuvens. Os satélites que o Ibama utiliza não conseguem captar e acompanhar os desmatamentos com esse tempo. Segundo o Ibama/RO, as imagens trazem cada vez mais informações úteis para o monitoramento, como a diferença entre roçado alto, corte raso e outras, que são fundamentais para a identificação dos ilícitos ambientais.

A JICA é um órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento, que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento. Em relação ao Brasil, a área prioritária de cooperação é a questão ambiental, em particular a floresta amazônica. (Envolverde/Carbono Brasil)

Acompanhe tudo sobre:DesmatamentoPegadas ecológicasSustentabilidade

Mais de Mundo

Às vésperas de se reunir com Trump em Washington, Macron conversa com Zelensky sobre guerra

Senado confirma Kash Patel, apoiador de Trump, como diretor do FBI

Em vitória para Milei, Senado da Argentina suspende primárias para eleições legislativas de outubro

Papa Francisco completa uma semana hospitalizado por pneumonia