Mundo

Sarkozy perderia 1º turno de eleição francesa, diz pesquisa

No sistema francês, os dois primeiros candidatos do primeiro turno da eleição presidencial disputam um segundo turno


	Nicolas Sarkozy: se ele concorresse, ficaria com 21 por cento dos votos
 (Valery Hache/AFP)

Nicolas Sarkozy: se ele concorresse, ficaria com 21 por cento dos votos (Valery Hache/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2015 às 13h18.

Paris - Líder do partidário conservador, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, seria eliminado no primeiro turno de uma eleição presidencial francesa se ela ocorresse agora, revelou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

Seu principal concorrente para a chapa conservadora, Alain Juppé, ficaria em primeiro lugar em um segundo turno, de acordo com o levantamento do instituto Ifop para o site Atlantico, que também concluiu que a líder da extrema direita Marine Le Pen progrediria nos dois cenários.

Se Sarkozy concorresse, ficaria com 21 por cento dos votos, superado por Le Pen com 27 por cento e abaixo do atual presidente francês, o socialista François Hollande, com 22 por cento. A pesquisa pressupõe que o líder centrista François Bayrou também participaria da corrida presidencial e lhe imputa 12 por cento dos votos.

Se Juppé, ex-primeiro-ministro e prefeito da cidade de Bordeaux, conquistasse a indicação dos conservadores, teria 30 por cento do eleitorado, seguido por Le Pen com 26 por cento e Hollande com 20,5 por cento.

No sistema francês, os dois primeiros candidatos do primeiro turno da eleição presidencial disputam um segundo turno. A próxima escolha de presidente acontecerá em 2017.

Desde a pesquisa Ifop anterior, de novembro, Juppé ganhou três pontos percentuais e Sarkozy perdeu dois. O instituto entrevistou 1.800 pessoas entre os dias 14 e 17 de dezembro.

Uma pesquisa separada Ifop-Fiducial para a revista Paris Match e a Sud-Radio desta semana mostrou que Hollande se tornou mais popular que Sarkozy pela primeira vez desde 2012. (Por Geert De Clercq)

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaNicolas SarkozyPaíses ricosPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia