Mundo

Sarkozy pede respeito mútuo entre França e Turquia

Após a aprovação da lei na Câmara Baixa francesa, a Turquia convocou seu embaixador em Paris para consultas e interrompeu os contatos oficiais

"Eu respeito as visões de nossos amigos turcos - é um grande país, uma grande civilização - e eles devem respeitar as nossas", afirmou Sarkozy em Praga (Michel Euler/AFP)

"Eu respeito as visões de nossos amigos turcos - é um grande país, uma grande civilização - e eles devem respeitar as nossas", afirmou Sarkozy em Praga (Michel Euler/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2011 às 11h35.

Praga - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu nesta sexta-feira respeito mútuo de visões entre seu país e a Turquia. As duas nações travam uma disputa diplomática, após a Assembleia Nacional, a Câmara Baixa francesa, aprovar na quinta-feira um projeto que criminaliza o genocídio armênio. O projeto seguiu para o Senado.

"Eu respeito as visões de nossos amigos turcos - é um grande país, uma grande civilização - e eles devem respeitar as nossas", afirmou Sarkozy em Praga, onde está para o funeral do ex-presidente da República Checa e ícone revolucionário Vaclav Havel.

O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, pediu calma em meio à disputa diplomática. Segundo ele, algumas declarações dadas foram "excessivas". "Há muitas razões para manter a relação de França e Turquia de confiança e, ouso dizer, de amizade", afirmou Juppé. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, chegou a afirmar que a França era "racista" e acusou o país de incitar o sentimento antimuçulmano.

Após a aprovação da lei na Câmara Baixa francesa, a Turquia convocou seu embaixador em Paris para consultas e interrompeu os contatos oficiais, inclusive grande parte da cooperação militar, em protesto. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosÁsiaEuropaFrançaTurquiaNicolas Sarkozy

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia