Mundo

Sarkozy identifica Irã como ameaça internacional

Presidente francês afirmou também que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não é uma força de ocupação no Afeganistão

Nicolas Sarkozy afirma que Irã é "ameaça" internacional (Eric Feferberg/AFP)

Nicolas Sarkozy afirma que Irã é "ameaça" internacional (Eric Feferberg/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2010 às 14h12.

Lisboa - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, identificou neste sábado o Irã como uma "ameaça" internacional e afirmou também que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que realiza uma cúpula em Lisboa, "não é uma força de ocupação no Afeganistão".

Embora a organização atlântica não tenha citado nenhuma ameaça específica em seus documentos, Sarkozy mencionou diretamente os mísseis do regime de Teerã como um perigo para a Europa.

Em relação ao Afeganistão, onde a Otan aprovou neste sábado uma retirada progressiva das tropas entre 2011 e 2014, Sarkozy defendeu a atuação do organismo no país. "Não somos uma força de ocupação. Não temos projeto de colonização. Estamos ali a pedido do Governo legítimo".

O presidente francês previu que as antigas repúblicas soviéticas Geórgia e Ucrânia um dia entrarão na Otan, mas ressaltou que ambos devem antes resolver"algumas questões que seguem pendentes", sem dar mais detalhes.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Hezbollah anuncia 'nova fase', e declara 'guerra indefinida' a Israel

Netanyahu diz que só metade dos 101 reféns em Gaza está viva, segundo imprensa local

Mais de 50 mortos após explosão em mina de carvão no Irã

'A China está nos testando', diz Biden a aliados do Quad