EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de abril de 2013 às 15h37.
Granada - O papa emérito Bento XVI doou seus famosos sapatos vermelhos à Ordem Hospitaleira São João de Deus e agora o par está exposto no museu da instituição, conhecido como Casa de los Pisa, em Granada, na Espanha.
O diretor do museu, Francisco Benavides, explicou à Agência Efe que dessa maneira a instituição exibe um dos símbolos papais mais emblemáticos, os sapatos cor cereja usados por Bento XVI durante seu pontificado.
O calçado chegou a Granada depois que o papa emérito o presenteou ao diretor de Farmácia do Vaticano, Rafael Cinzento, da Ordem Hospitaleira São João de Deus, como forma de agradecimento.
"Ofereceu os sapatos antes de abandonar o Vaticano, mas não chegaram a Granada até sexta-feira passada porque ninguém queria se arriscar a enviá-los pelo correio", disse Benavides.
Bento XVI escolheu os sapatos vermelhos para representar o poder papal, já que o vermelho era reservado a imperadores e simbolizavam além disso a cor do sangue que derramaram os mártires da fé.
"Junto aos sapatos de Bento XVI estão também os dados por Bento XV em 1912, um símbolo que João Paulo II e o atual papa não adotaram", afirmou Benavides.
Os sapatos vermelhos foram feitos artesanalmente pelo sapateiro romano Adriano Stefanelli e dentro está gravado o nome de seu pai, Antonio.
O presente do papa emérito ficará na Casa de los Pisa e será exposto junto a várias peças de outros papas em uma coleção permanente.
O museu Casa de los Pisa tem um acervo bibliográfico e documental de grande valor, além de coleções artísticas, a maioria dos séculos XVI ao XX. O espaço recebeu no ano passado mais de 38.800 visitantes.
O centro pertence à Ordem Hospitaleira de São João de Deus, instituição com 500 anos de história, com presença nos cinco continentes e dedicada a obras sociais.