Mundo

São Paulo recebe maratona de práticas sustentáveis

A Virada Sustentável, que está em sua segunda edição, levará ao público atividades gratuitas como filmes, exposições, oficinas, peças de teatro e shows de música

A Virada Sustentável, que está em sua segunda edição, levará ao público atividades gratuitas como filmes, exposições, oficinas, peças de teatro e shows de música (Germano Lüders/EXAME)

A Virada Sustentável, que está em sua segunda edição, levará ao público atividades gratuitas como filmes, exposições, oficinas, peças de teatro e shows de música (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2012 às 17h34.

São Paulo – A cidade de São Paulo será palco hoje (2) e amanhã de centenas de atrações que, por meio da arte, da cultura e do lúdico, pretendem chamar a atenção das pessoas para o tema sustentabilidade. A Virada Sustentável, que está em sua segunda edição, levará ao público atividades gratuitas como filmes, exposições, oficinas, peças de teatro e shows de música. Biodiversidade, água, mudanças climáticas, mobilidade urbana, consumo consciente, qualidade de vida e cidadania serão alguns dos temas abordados.

De acordo com André Palhano, um dos organizadores do evento, a Virada Sustentável, este ano, teve o intuito de ampliar as atividades também na periferia. “Além dos grandes parques, praças e centros culturais, conseguimos nesta edição levar a Virada Sustentável para os bairros periféricos. Com esta distribuição, teremos um evento ainda mais democrático”, disse. A 1ª edição do evento, que ocorreu em 2011, reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços.

Entre os destaques da programação de 2012 está o Pimp my Carroça, atividade que será feita por grafiteiros no Vale do Anhangabaú. A intenção é melhorar a estrutura dos carrinhos dos catadores de recicláveis, com instalação de itens de segurança e pintura artística.

Outra atividade de destaque será a oferta de "pratos sustentáveis" por 27 restaurantes da capital paulista. Os chefs terão o desafio de desenvolver pratos com produtos de origem 100% orgânica, sem desperdício de alimentos e com a redução de resíduos descartados. A lista e o endereço dos restaurantes pode ser encontrada na internet.

O Parque Ibirapuera acolherá grande parte das atrações com foco no público infantil. No auditório serão exibidos filmes e apresentadas peças com a temática da sustentabilidade. “Viemos no parque e ficamos sabendo sobre a Virada. Vamos ver a apresentação no auditório e depois tentar provar algum dos pratos sustentáveis em um dos restaurantes”, disse Luciana Nishimoto, que visitava o parque Ibirapuera com dois filhos.

A programação completa do evento está na página da Virada Sustentável na internet. A atividade tem apoio da prefeitura de São Paulo, da empresa Brasken, do governo do estado, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Acompanhe tudo sobre:Cidadescidades-brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaisSão Paulo capitalSustentabilidade

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado